MASSAGEM PARA GRÁVIDAS – GARBHINI SHANTI
As mulheres grávidas e os bebês podem receber massagens especiais para dores no corpo, inchaço e alívio do estresse.
Durante a gestação o corpo passa por mudanças intensas que muitas vezes podem ser dolorosas e estressantes.
Para as mulheres grávidas poderem relaxar e vivenciar esta fase com maior prazer, a massagem indicada é a Garbhini Shanti.
Esta técnica de massagem alivia a constipação, o inchaço, as dores na coluna, dores de cabeça, ansiedade e, ainda prepara o corpo e a mente da gestante para o momento do parto, aliviando a tensão e o medo que normalmente antecipa o nascimento do bebê.
COMO É APLICADA A TÉCNICA DE MASSAGEM GARBHINI SHANTI
A massagem para grávidas Garbhini Shanti é aplicada com o auxílio de óleo de amêndoas e óleo de coco aquecidos, para relaxar os músculos e promover sensação de conforto.
Os óleos utilizados na aplicação da massagem Garbhini Shanti são aromatizados, e garantem relaxamento profundo, além de hidratação duradoura da pele.
A aplicação do óleo também atua na prevenção de estrias, ressecamento da pele e manchas.
A técnica de massagem em gestantes reúne movimentos da massagem Thai e Ayurvédica, com alongamento e trabalho de respiração. Deve ser aplicada em mulheres que já completaram o terceiro mês de gestação, desde que, com autorização médica.
Mulheres com histórico de doenças graves ou problemas de pele, não devem se submeter à massagem.
A técnica de massagem em grávidas geralmente é aplicada no chão, mas também pode ser aplicada na maca, de acordo com a disposição da gestante e intenção do terapeuta.
O terapeuta deve ser um profissional experiente com massagem em grávidas para que, tanto a mãe quanto o bebê, não corram riscos.
A DIFERENÇA ENTRE MASSAGEM GARBHINI SHANTI E SHANTALA
Enquanto a massagem Garbhini Shanti é indicada para grávidas, a Shantala é indicada para os bebês após o seu nascimento. Esta técnica de massagem é de origem indiana, e foi trazida para o ocidente pelo francês Frédéric Leboyer.
Na Índia, as mulheres costumavam massagear seus bebês pelas ruas e calçadas, enquanto cuidavam de seus afazeres. A Shantala ajuda no relaxamento do bebê após o parto e reforça os laços afetivos entre a mãe e o bebê.
Outros benefícios da Shantala são:
- Sensação de relaxamento
- Conforto
- Desenvolvimento psicomotor e sensorial
- Estímulo do aparelho digestivo e funcional
- Melhora da circulação sanguínea
- Sono tranquilo e revigorante.
Esta técnica pode ser aplicada em crianças de até 12 anos de idade. Os movimentos imitam as ondas do mar, em certos momentos utiliza-se o antebraço, e também óleo para bebê, que serve para suavizar o toque.
Shantala é o nome da mãe que massageava seu bebê enquanto Frédéric Laboyer aprendia a técnica de massagem.
2 Comentários em MASSAGEM PARA GRÁVIDAS – GARBHINI SHANTI