FITOTERAPIA É ALOPATIA?
A fitoterapia e a alopatia são termos que identificam atividades opostas, embora a palavra alopatia seja muito comumente utilizada entre os fitoterapeutas e também homeopatas.
A fitoterapia estuda as propriedades curativas das plantas e as utiliza para o tratamento de diversos tipos de doenças. Através da fitoterapia são criados medicamentos fitoterápicos. Tais medicamentos podem ser considerados alopáticos, porque passam por procedimentos farmacológicos e industrializados.
É muito comum as pessoas acharem que fitoterapia é alopatia. Explicaremos neste artigo a diferença entre elas. Confira!
MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS E FITOTERAPIA
A fitoterapia se baseia no uso popular e caseiro das plantas, como se fazia desde há milhares de anos, quando as propriedades curativas das mesmas eram o único recurso para o tratamento de doenças. Mas atualmente observamos que, é mais comum a utilização do extrato natural das plantas manipulado em laboratório.
Neste processo, somente a função terapêutica das plantas é preservada. Este é um dos motivos que fazem muitas pessoas acharem que a fitoterapia é alopatia.
Este cuidado se deve por conta do uso de aditivos químicos e agrotóxicos utilizados nas plantações para o controle de pragas que podem ser prejudiciais à saúde.
Por este motivo, não devemos confundir medicamentos fitoterápicos com fitoterapia, pois o processo farmacológico utilizado anula o conceito de medicina natural no qual a fitoterapia está baseada.
O QUE É FITOTERAPIA
A fitoterapia estuda as plantas e suas propriedades curativas para utilizá-las no tratamento de diversos tipos de doenças de forma natural. O uso destas plantas se dá através de chás, ultradiluições (medicamentos homeopáticos) e, emplastros.
Na fitoterapia são dispensados os métodos farmacológicos e industrializados.
O QUE É ALOPATIA
A alopatia foi um termo criado por Christian Friedrich Samuel Hahnemann , considerado o pai da homeopatia, para denominar os métodos que não correspondem à medicina alternativa.
Veja também: Diferença entre fitoterapia e homeopatia
A alopatia também pode representar a medicina moderna, medicina ocidental, medicina baseada em evidências e biomedicina. Todas elas utilizam meios industrializados de processamento.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE FITOTERAPIA E ALOPATIA?
A maior diferença entre a fitoterapia e a alopatia, está na forma de manipulação dos elementos da natureza, que tem como objetivo comum, o tratamento e a cura de doenças. Uma se baseia nos benefícios naturais de manipulação e estudo das plantas, enquanto a outra, se baseia na manipulação de extratos de plantas de forma farmacológica e industrializada.
2 Comentários em FITOTERAPIA É ALOPATIA?