Fisioterapia e massagem como atividades complementares ao tratamento

A massagem apresenta diversos benefícios na recuperação, não apenas de lesões, mas das atividades do dia a dia. Porém, suas vantagens vão muito além disso, sendo muitas vezes desconhecidas do público leigo.

O acesso à informação é fundamental para que se possa fazer um relato de experiência positivo.

Mas quando se fala em relato de experiência, não é somente fazer relatos de experiências vividas, que é válido, mas há também o relato de experiência acadêmico, que tem uma estrutura única, com base nas normas da ABNT.

Para deixar essa diferenciação mais clara, veja esse artigo como exemplo de relato de experiência pronto e esse estudo publicado sobre o tema.

Mostrando as vantagens da massagem aliada à fisioterapia

Apesar de envolver um maior cuidado com a metodologia aplicada aos procedimentos, um relato de prática bem escrito te ajuda a mostrar a eficiência e eficácia do processo.

Para começar, é importante falar sobre a situação do paciente ou cliente, suas dores, encurtamentos, nódulos encontrados e principais dificuldades que ele enfrenta durante a fisioterapia. Então, é ir fazendo as sessões de massagem, antes ou depois da fisioterapia – a depender do seu objetivo – e registrar tudo em fotos e por escrito.

Você pode criar um modelo de anamnese, padronizando assim toda a estrutura desse trabalho, que deve ser preenchido cautelosamente e de forma consistente, para que se tenha dados sempre atuais e padronizados.

Essa uniformidade de dados é fundamental para que se possa comparar os resultados, desde quando o cliente decidiu iniciar com as massagens até o último dia da avaliação.

Isso vai mostrar a progressão da flexibilidade, redução da dor e até mesmo mais ânimo para o cliente realizar os exercícios sugeridos durante a fisioterapia, que podem ser bem repetitivos e dolorosos para quem faz.

Ou seja, mostre a progressão e resultados, através de gráficos com as informações colhidas em seu estudo, compartilhando com o público, o seu relato de prática.

Como amplificar os resultados para o paciente

Fazer uma massagem com foco em intensificar e acelerar os resultados da fisioterapia, pode ter ainda melhores resultados se você prestar atenção a alguns detalhes importantes.

Entre eles está a recepção do cliente, que deve ser tratado de forma solícita e respeitosa, sempre explicando a importância da massagem para a recuperação, eliminação de linfa, aceleração da recuperação, melhora na elasticidade e redução da dor.

Deve também ter atenção ao local onde a massagem será realizada, pois, assim como é importante ter um local de estudo adequado, para que o conhecimento se fixe mais rapidamente, também é fundamental escolher um ambiente acolhedor para trabalhar com seu cliente, deixando-o sempre tranquilo, confortável e seguro.

Por isso, siga algumas dicas para fazer desse momento, algo único e especial:

  • Prepare o ambiente com uma iluminação clara, porém confortável, deixando o cliente a vontade para relaxar a musculatura;
  • Coloque uma música suave de fundo ou até mesmo uma frequência que vá ajudar no tratamento que ele está fazendo;
  • Aromas são sempre muito bem vindos, porém evite o incenso, pois muitas pessoas podem apresentar reação alérgica. Opte por óleos essenciais calmantes, como a lavanda ou a camomila.

Com essas dicas simples, você consegue preparar um bom ambiente para a massagem e levar ótimos resultados no tratamento.

5/5 - (1 vote)

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *