COMO FAZER MASSAGEM NOS PÉS

Aprenda a fazer massagem nos pés com nosso passo a passo com fotos

Seja para andar, para caminhar, correr, ou realizar qualquer outra atividade, sobrecarregamos demais nossos pés.

Coitado deles! É uma das partes do nosso corpo que menos damos atenção!

Por vezes usamos sapatos fechados e/ou apertados, sem ventilação e nem sempre precisamos chegar até o fim do dia para sentirmos dor ou algum desconforto.

Por esta razão, iremos mostrar com este artigo um passo a passo sobre como fazer massagem nos pés! Veja também a DICA ESPECIAL que deixei no fim do artigo. Confira!

A IMPORTANCIA DOS PÉS EM NOSSA VIDA

Além de ser a base para nossa sustentação, nossos pés possuem um papel fundamental em nossa saúde.

Gosta muito de massagem? Então curta!

No artigo “o que é reflexologia podal” esclarecemos que nossos pés possuem uma espécie de mapa e que quando ativados pelo toque, alguns pontos conseguem estimular a capacidade que o próprio corpo tem de se curar e promover a saúde.

Neste tutorial, mostraremos algumas manobras de massagem relaxante nos pés com foco apenas em bem estar.

As manobras descritas abaixo, podem ser realizadas também em conjunto com as dicas sobre “como fazer massagem relaxante”, caso tenha interesse em fazer uma massagem mais completa.

COMO FAZER MASSAGEM RELAXANTE NOS PÉS

Sabendo-se que a massagem é capaz de estimular a circulação sanguínea, iremos focar em manobras que irão nutrir e fortalecer a musculatura dos pés promovendo a sensação de bem estar. Confira o passo a passo!

Observação: Realize as manobras abaixo em um pé de cada vez!

  1. Com a barriga para cima, deite a pessoa em um sofá. (A pessoa também pode ficar sentada em uma cadeira normal).
  2. Comece fazendo a higienização dos pés. (Use lenços umedecidos ou toalha levemente pré-aquecida com água). Durante a higienização, envolva o pé com uma das mãos enquanto a outra realiza a limpeza.
  3. Abrace os pés da pessoa fazendo pequenos “amassamentos” com a palma das mãos. (Nem forte nem fraco. Este é um primeiro contato antes de iniciar as manobras). Faça isto em um pé de cada vez.
  4. Realize a rotação do tornozelo sentido horário e anti-horário. 5x cada lado. (Use o bom senso! Nem tão rápido e nem tão devagar).
  5. Com a palma da mão, pressione os dedos dos pés para trás e segure-os por aproximadamente 10 segundos. Sua outra mão deve apoiar o pé, segurando-o no chamado “peito do pé”.
  6. Realize a rotação sentido horário e anti-horário de todos os dedos. Realize o procedimento 3x cada dedo.
  7. Coloque em suas mãos, uma quantidade aproximadamente de 1 colher de chá de óleo próprio para massagem (amêndoa, por exemplo) ou creme neutro de massagem e espalhe pelo pé da pessoa. Nunca “jogue” o óleo ou o creme diretamente na pessoa.
  8. Deslize suas mãos por todo pé para espalhar o óleo (ou creme). Perceba todas as articulações de ossos e perceba também qual é o limite de dor e cócegas da pessoa. Quando perceber isto, você irá identificar qual a pressão necessária para realizar as próximas manobras.
  9. Com seus polegares, faça movimentos circulares por toda a sola do pé (de cima para baixo e de baixo para cima). Repita 3x.
  10. Uma de suas mãos deverá segurar o pé da pessoa próximo ao tornozelo e com a outra mão fechada, você irá girá-la fazendo pressão com os seus dedos na sola do pé.
  11. Agora faça movimentos circulares com seus polegares por todo o “peito do pé”.
  12. Faça deslizamentos com suas 2 mãos no peito e sola do pé. (1 mão na sola e 1 no peito).
  13. Após o deslizamento, feche uma das mãos e dê pequenas batidas na sola do pé. (use o lado do seu dedo mínimo).
  14. Para finalizar o pé, esfregue suas mãos para produzir calor e faça uma espécie de “sanduíche” com o pé. (1 mão na sola e 1 no peito). Permaneça com as mãos por aproximadamente 20 segundos.
  15. Agora no outro pé, repita todos os passos desde a posição “4”.
  16. Após finalizar os passos acima nos 2 pés, faça deslizamentos até a panturrilha da pessoa. (Uma mão em cada pé). Vá massageando todas as partes dos pés.
  17. Agora para finalizar sua massagem nos pés, abrace os dedos de cada pé e permaneça por 10 segundos.

Como fazer massagem nos pés

CONCLUSÃO SOBRE A MASSAGEM NOS PÉS

Qualquer pessoa deve saber como fazer massagem nos pés não só para os casos em que alguém esteja com dores ou câimbras nos pés. A massagem relaxante nos pés é uma forma de presentear alguém que você ame e tenha certeza, ela é capaz de fazer uma grande diferença na vida de quem recebe, mas de quem faz também. Pense nisto!

Veja também: Como fazer massagem nas costas

QUER MAIS DICAS COMO ESTA SÓ QUE COM VÍDEOS?

Algumas pessoas escreveram para mim pedindo que eu realizasse alguns vídeos sobre estas dicas. Saiba você que, um outro terapeuta já realizou este trabalho.

O terapeuta Gerson Queiroz realizou um curso on line onde ele ensina passo a passo como um leigo pode não só fazer massagem nos pés, mas também a massagem completa. Ótima notícia né?

Este curso é todo em vídeo e após a compra no valor de R$ 97,00, você já tem acesso ao conteúdo para começar a acompanhar IMEDIATAMENTE. O valor do curso pode ser parcelado em até 12x e o que mais me chamou a atenção, é que o Gerson garante o reembolso caso você não goste dos vídeos e do material que ele disponibiliza no curso on line.

O nome do curso é “Massagem para Casais”, mas saiba que este curso tem FOCO TERAPÊUTICO. Portanto, segue a linha do nosso site.

Se você tem interesse em aprender como fazer massagem completa, mas não quer se tornar profissional da área, recomendo que acesse o site do curso clicando aqui.

No link acima, você conhece um pouco mais do projeto que o terapeuta Gerson criou.

E VOCÊ? SABE COMO FAZER MASSAGEM NOS PÉS?

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

88 Comentários em COMO FAZER MASSAGEM NOS PÉS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *