DRENAGEM LINFÁTICA USANDO DESENTUPIDOR DE PIA
Muito procurada para fins estéticos, a drenagem linfática é muito mal divulgada pela mídia em geral
Oi? Como é a história? Drenagem com desentupidor?
Acredito que esta tenha sido sua reação ao se deparar com o título deste artigo. Sei bem como é isso, pois comigo foi a mesma coisa ao receber a informação de que estavam noticiando na televisão que era possível realizar drenagem linfática usando desentupidor de pia.
Será que esta “técnica” realmente funciona e pode proporcionar benefícios para quem a pratica?
Como já diria um conhecido provérbio: “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa“. Vamos entender melhor!
O QUE É DRENAGEM LINFÁTICA?
Como já abordado no artigo “O que é drenagem linfática?“, há grandes mitos que envolvem esta técnica, pois ela é muito mal divulgada em geral.
O objetivo da drenagem linfática é estimular o sistema linfático para que a linfa seja transportada até os gânglios linfáticos.
O sistema linfático é responsável por transportar nossas toxinas e células de defesa do corpo.
Linfa: Fluído responsável pela expulsão das impurezas que as células criam durante seu metabolismo.
Gânglios linfáticos: Localizados em diversas partes de nosso corpo, é responsável por filtrar a linfa e produzir anticorpos.
Infelizmente, muitas pessoas não querem investir em um profissional especializado e recorrem a métodos não confiáveis para fazer drenagem linfática em casa. Quais são os riscos?
DRENAGEM COM DESENTUPIDOR DE PIA
Nosso sistema linfático não deve ser encarado como um encanamento qualquer que pode sofrer um entupimento para que utilizemos um desentupidor de pia para melhorá-lo.
Veja abaixo a matéria completa sobre o uso do desentupidor na drenagem linfática:
Observação importante: Não conheço muito o trabalho da Ana Hara, “criadora deste método de drenagem”, porém, vale salientar que no início do ano de 2014, os clientes, funcionários e prestadores de serviços de seu SPA de luxo (Hara SPA), tiveram uma surpresa bem desagradável ao saber que a empresária, sem nenhum tipo de aviso, decretou falência do SPA e deixou muitos em prejuízo.
Algumas clientes do SPA relatam que tiveram prejuízos de mais de R$ 3.000,00.
Leia a matéria sobre a falência do SPA Hara aqui.
ANÁLISE DO VÍDEO POR PROFISSIONAIS DA ÁREA
Para os profissionais da área é fácil analisar que é impossível realizar a drenagem linfática com desentupidor de pia, pois este método vai totalmente contra com a técnica.
Segundo a fisioterapeuta Cíntia Rodrigues, “os vasos linfático superficiais que são em maior quantidade no nosso organismo se localizam acima da fáscias do músculo, e a linfa caminha no nosso corpo de forma lenta, continua, então quando nós drenamos a linfa, temos que respeitar o movimento dela, então primeiramente devemos fazer movimentos superficiais e o desentupidor de pia mostra a modelo apertando e soltando. O movimento tem que obedecer a natureza da linfa, portanto, as manobras devem ser realizadas com movimentos leves, contínuos e monótonos para estimular o caminho do percurso linfático“.
Os movimentos da drenagem linfática são totalmente suaves e lentos, portanto, utilizar um desentupidor de pia não soa tão bem aos nossos ouvidos, correto?
CONCLUSÃO
Fiz questão de abordar sobre este tema no blog, pois desde nossa formação, esta é uma técnica que recebe uma grande procura por pessoas interessadas em emagrecer com drenagem linfática e infelizmente, vemos que são muitas as mídias que ainda divulgam esta técnica de forma totalmente equivocada sem consultar fontes confiáveis (profissionais especializados, diga-se de passagem).
Além de atuar em objetivos estéticos, a drenagem é um grande aliado da medicina, como por exemplo, no tratamento pós operatório que é comprovado cientificamente. Além disso, quando recebemos uma sessão de drenagem, sentimos os benefícios mentais também, pois temos um tempo somente para nós, conseguimos relaxar, e como consequência, temos uma melhor qualidade de vida.
25 Comentários em DRENAGEM LINFÁTICA USANDO DESENTUPIDOR DE PIA