HISTÓRIA E ORIGEM DA QUIROPRAXIA
Mesmo sem uma história e origem exata, os relatos sobre práticas semelhantes ao tratamento da Quiropraxia são datados de muitos anos atrás.
A origem da Quiropraxia não é certa, mas segundo manuscritos chineses e gregos datados de 2700 a.C e 1500 a.C, mencionam formas de tratamento semelhantes as que são usadas hoje em dia por quiropraxistas.
Hipócrates, conhecido por ser o Pai da Medicina, publicou textos detalhados que já alertava enfermidades na coluna vertebral, dizendo para as pessoas adquirirem mais conhecimento sobre a região, pois essa era uma fonte de muitos problemas. Hipócrates viveu entre 460 a.C a 377 a.C.
A QUIROPRAXIA NOS TEMPOS MODERNOS
Nos tempos modernos, a Quiropraxia ganhou notoriedade quando Daniel David Palmer, em 1895 fundou sua organização nos EUA e dois anos depois, em 1897, lançou a Palmer School of Chiropractic (hoje conhecida como Palmer Chiropractic College), a primeira escola de Quiropraxia do mundo.
Em 1948 a Quiropraxia já era reconhecida como: “Uma filosofia, ciência e arte de eventos naturais; um sistema de ajustamentos de segmentos da coluna vertebral utilizando somente as mãos, para correção das causas das doenças“.
A Quiropraxia teve origem de fato, quando o Dr Daniel David Palmer constatou um mau posicionamento de uma vértebra de um paciente que relatou problemas com surdez.
Quando D.D Palmer realizou o ajuste desta vértebra, o paciente relatou melhoras na audição em poucos minutos. Desta experiência, surgiu a ideia de tratar a coluna com pequenos ajustes através das mãos e foi dai que se iniciou a história e prática da Quiropraxia como conhecemos atualmente.
ORIGEM NO BRASIL
Os primeiros relatos da prática da profissão aqui no Brasil são do ano de 1922, realizados pelo americano Willian F. Fipps. Nos anos seguintes, a prática dessa técnica foi cada vez mais exposta ao público, se popularizando rapidamente, mesmo apesar da profissão ainda não ser regulamentada no Brasil.
Em 2010, o Brasil recebeu o maior evento mundial de Quiropraxia, realizado no Rio de Janeiro e que contava com mais de 2 mil profissionais e acadêmicos de Quiropraxia de todo mundo. No Brasil, estima-se que há 700 profissionais formados e reconhecidos trabalhando em território nacional.
CONCLUSÃO
A Quiropraxia serve para tratar diversas enfermidades além de prevenção de algumas doenças. Esta modalidade tem base científica e é recomendada como um tratamento eficaz inclusive pela OMS (Organização Mundial de Saúde).
Esta é uma prática que ainda está ganhando mercado no Brasil, mas quem já realizou o tratamento recomenda.