INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES DA CROMOTERAPIA

Saber as indicações e contraindicações da cromoterapia é fundamental para o sucesso do tratamento

As indicações para realizar sessões terapêuticas de cromoterapia são bem distintas e todas elas buscam melhorar sua saúde e bem-estar por meio de cores e as propriedades que elas trazem ao nosso corpo e mente.

Como abordado no artigo “O que é cromoterapia”, hoje em dia, a cromoterapia usa as 7 cores do espectro solar, por meio da tecnologia, e os tratamentos são feitos com um pequeno bastão com uma lâmpada de 25 watts de potência. O bastão é exposto 5 cm próximo da pele do cliente e permanece no local cerca de três minutos.

Cada cor tem uma indicação específica e reações ao nosso corpo. Confira abaixo as indicações e contraindicações das cromoterapia em relação a nossa saúde.

Indicações e contraindicações da cromoterapia

Cor Amarelo
Indicado no tratamento de má digestão, prisão de ventre, vermes, problemas nos rins, problemas intestinais, manchas na pele, cravos e espinhas, problemas como stress e irritabilidade. Indicado também para melhorar o autocontrole e auxiliar em tratamentos depressivos.

Gosta muito de massagem? Então curta!

A cor amarela tem as seguintes contraindicações em seu uso: infecções, insônia, alcoolismo, diarreia, úlceras, gastrite e inflamações.

Cor Vermelho
Indicado para problemas como anemia e pressão baixa, fadiga e indisposição. O uso desta cor é altamente revigorante e enérgica.

A cor vermelha possui as seguintes contraindicações: problemas com pressão alta, situações estressantes, euforia, insônia, tumores, febre.

Cor Laranja
Indicado para doenças pulmonares, má digestão, gases, pedras nos rins, diminuir as taxas de colesterol, obesidade, cãibra.

A cor laranja é contraindicada para pessoas que possuem problemas com insônia.

Cor Verde
Indicado para tratar problemas de pressão arterial, problemas no coração, ansiedade, pedras nos rins, nódulos, ajuda na cicatrização de machucados e cirurgias.

A cor verde não possui nenhuma contraindicação, porém, seu uso deve ser moderado.

Cor Azul
Indicado nos casos de infecções, inflamações, problemas de coagulação, insônia, problemas de tireoide, nervosismo e queimaduras. O azul também possui propriedades relaxantes sendo capaz de promover a sensação de paz e quietude.

O uso da cor azul é contraindicado no tratamento de resfriados, cansaço e fadiga.

Cor Violeta
Indicado como um antiestressante, a cor violeta tem o efeito calmante no coração e é capaz de purificar o sangue. Seu uso também é indicado para exercícios de meditação e concentração.

A cor violeta não possui contraindicações, porém, seu uso também deve ser moderado.

Índigo
Assim como a cor azul, o índigo possui propriedades relaxantes. É capaz de diminuir os batimentos cardíacos. A cor índigo atua diretamente no sistema nervoso central sendo capaz de promover paz e calma para a mente.

O índigo não apresenta contraindicações.

Veja também: História e Origem da Cromoterapia

CONCLUSÃO

É fundamental conhecer as indicações e contraindicações da cromoterapia para que seu tratamento seja eficaz, porém, vale ressaltar, que o uso da cromoterapia não dispensa tratamentos médicos convencionais.

Procure sempre um profissional formado e experiente para garantir um tratamento adequado para seu caso em particular.

VOCÊ CONHECIA ESTAS INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES DA CROMOTERAPIA? COMENTE!

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

5 Comentários em INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES DA CROMOTERAPIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *