O QUE É ANMÁ?
Algumas pessoas sentem-se envergonhadas em se despir para receber massagem e muitas deixam de receber massagem por este motivo. Saiba o que é anmá e descubra como se beneficiar desta técnica.
Quando visualizamos um anúncio sobre massagem, geralmente vemos mulheres ou homens com as costas totalmente descobertas e/ou pessoas despidas.
Não é de se estranhar que algumas pessoas até têm curiosidade de receber massagem, mas ficam intimidadas por não conhecerem o profissionalismo do terapeuta que irá aplicar a massagem e acabam por achar que haverá “algo a mais”.
Para acabar com este tabu, apresento-lhes o Anmá.
AFINAL, O QUE É ANMÁ?
Em japonês, a palavra “An” significa “apertar” e “Má” quer dizer “esfregar, amassar”.
Esta técnica de massagem é uma das mais antigas e tradicionais massagens de origem oriental.
Seu principal objetivo é promover o equilíbrio fisiológico do corpo (homeostase), aliviando dores e acelerando o processo de reequilíbrio energético também.
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS?
Na técnica Anmá são utilizados técnicas de deslizamento, amassamento, vibração, pressão, percussão, pinçamento e alongamento e o cliente não precisa retirar nenhuma peça de roupa para receber a massagem.
A principal característica da massagem Anmá é que ela não usa qualquer tipo de óleo ou creme. Portanto, o terapeuta utiliza os dedos, braços e mãos como recursos para a prática desta técnica.
QUAIS BENEFÍCIOS
Assim como todas as massagens, o Anmá segue os fundamentos e conceitos de saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde)
“Saúde é um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças.”
Benefícios físicos: Relaxa o corpo, alivia dores crônicas, alivia a fadiga muscular, reduz a dor muscular, fortalece o sistema de proteção do corpo (imunológico), entre outros.
Benefícios mentais: Promove o relaxamento mental, melhora a concentração, alivia o estresse mental, entre outros.
Benefícios sociais: Reduz a ansiedade, sensação de bem estar e auto estima, alivia o estresse emocional, entre outros.
ORIGEM DO ANMÁ
Como quase toda técnica de massagem, é praticamente impossível definirmos com exatidão a origem do Anmá.
Os relatos que temos são de que ela foi inspirada na Medicina Tradicional Chinesa e foi desenvolvida há mais de 3000 anos na China Antiga, porém, mais divulgadas pelos terapeutas japoneses.
CONTRAINDICAÇÃO DO ANMÁ
Como em toda massagem, há alguns cuidados a serem considerados na hora de fazer ou receber esta técnica. Esta massagem não é recomendada nos seguintes casos:
- Infecções na pele
- Febre
- Doenças contagiosas
- Intoxicação por álcool ou drogas
- Cirurgia ou fraturas recentes
- Qualquer tipo de câncer
- Gestantes até o terceiro mês
CONCLUSÃO
Após descobrir o que é Anmá, espero que com este artigo, você se sinta mais a vontade para começar a desfrutar dos benefícios que a massagem anmá pode lhe proporcionar.
Para um terapeuta, é fundamental saber se o cliente está a vontade. Caso contrário, que tal oferecer esta técnica para quebrar paradigmas?
9 Comentários em O QUE É ANMÁ?