O QUE É AURICULOTERAPIA?

A auriculoterapia cada vez mais tem sido procurada como uma terapia complementar. Confira neste artigo o que é auriculoterapia e como você pode se beneficiar desta técnica.

Consegue imaginar que em nossa orelha há centenas de pontos, que quando estimulados, são capazes de produzir bem estar, alívio de dores localizadas, relaxamento e ainda serve como um complemento para um tratamento alternativo de saúde?

Pois bem, você precisa saber o que é auriculoterapia e conhecer todos os benefícios que esta técnica milenar vem promovendo para as pessoas.

AURICULOTERAPIA, O QUE É?

“Aurículo” significa “orelha” e “terapia” quer dizer “tratamento”. Portanto, podemos dizer que a auriculoterapia é um tratamento através da orelha.

As orelhas possuem locais (pontos) estratégicos que correspondem aos nossos órgãos e algumas funções do corpo. Quando estas áreas são estimuladas, o cérebro recebe um impulso e reage, gerando uma série de fenômenos físicos a fim de promover a homeostase (equilíbrio do corpo).

Isto se dá, por haver uma grande irrigação sanguínea em nosso ouvido externo, e estes pontos quando estimulados, conectam-se ao nosso Sistema Nervoso Central.

Gosta muito de massagem? Então curta!

O que é auriculoterapia?

BENEFÍCIOS

Uma das maiores vantagens da auriculoterapia é que ela é eficaz e rápida!

Há vários depoimentos de pessoas que estavam com dores agudas (cabeça, costas, musculares, etc) e após a sessão já apresentavam grande alívio.

A aurículo, como também é conhecida, atua com grandes benefícios nos seguintes casos:

  • Ansiedade
  • Emagrecimento
  • Insônia e distúrbios do sono
  • Equilíbrio do organismo
  • Tratamento de vícios

Veja também: Para que serve a auriculoterapia

COMO FUNCIONA UMA SESSÃO?

Antes de qualquer prática terapêutica, o terapeuta sempre aplica um questionário (anamnese) para colher informações que serão essenciais para o sucesso do atendimento.

Após esta avaliação, o terapeuta realiza uma análise visual e faz a palpação da orelha para verificar sinais que possam confirmar sua investigação para este atendimento.

Após as analises e criação de um plano de atendimento, o terapeuta colocará algumas sementes de mostarda em alguns pontos da orelha e as fixará com um esparadrapo. Assim que fixado estas sementes, o terapeuta faz um estímulo neste local, pois como vimos anteriormente, é necessário este estímulo para que o cérebro receba a informação.

Terminada a sessão, o cliente fica com as sementes na orelha por cerca de 3 dias e é orientado a fazer a própria estimulação dos pontos 3 vezes ao dia.

No 4º dia, o próprio cliente pode retirar as sementes sem nenhum risco.

CONCLUSÃO

Após saber o que é auriculoterapia e quais seus benefícios, podemos chegar à conclusão de que esta técnica é uma boa pedida para um complemento ou tratamento alternativo de cura e/ou prevenção de doenças.

COMENTE! O QUE É AURICULOTERAPIA PARA VOCÊ?

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

59 Comentários em O QUE É AURICULOTERAPIA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *