O QUE É MEDICINA TRADICIONAL CHINESA?
Não precisamos esperar ficar doentes para procurarmos tratamento! Assim é a visão da MTC!
Quando falamos em saúde, há uma grande diferença entre a visão oriental e ocidental.
Enquanto no ocidente esperamos ficar doentes para procurarmos um médico ou especialista, no oriente as pessoas realizam consultas e tratamentos para se manterem saudáveis. Curioso, não?
Neste artigo sobre o que é Medicina Tradicional Chinesa, iremos abordar estas diferenças!
MAIS SOBRE O QUE É MTC
Ainda hoje no ocidente, muitos veem as práticas da MTC (sigla para Medicina Tradicional Chinesa) como uma forma de tratamento para doenças.
“Esperar ficar doente para procurar o médico é como esperar ter sede para começar a cavar o poço.” Imperador Amarelo
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, além do corpo físico, possuímos canais de energia e estes quando têm sua circulação interrompida seja por bloqueio ou obstrução (causados por estresse, má alimentação, sedentarismo, entre outras causas), geram desequilíbrios para o corpo, também conhecido como doença no ocidente.
Geralmente quando vamos ao médico e relatamos os sintomas que estamos sentindo (uma dor de cabeça, por exemplo), nos é dada uma medicação para aliviar os sintomas e não é investigado o real motivo do qual se gerou esta dor.
Já na MTC, este sintoma serve como ponto de uma investigação minuciosa para descobrir por qual motivo houve este desequilíbrio, ou seja, somos analisados como um todo.
Com esta investigação, é possível realizar um tratamento que não atue só nos sintomas, mas também nas causas deste desequilíbrio.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO PELA MTC?
Como já citado, para iniciar um tratamento segundo a MTC, é necessário antes realizar uma investigação minuciosa dos sintomas relatados pelo cliente.
Vale lembrar que o primeiro atendimento é apenas para que o terapeuta possa colher as informações necessárias sobre o histórico do cliente e com isso, seguir uma linha de tratamento.
Podemos destacar as seguintes análises do histórico do cliente:
- Alimentação
- Pulso
- Língua
- Transpiração
- Odores
- Condições climáticas do ambiente em que se vive
Depois desta análise detalhada do indivíduo, o terapeuta especializado em MTC irá realizar um tratamento de acordo a necessidade do cliente, podendo utilizar algumas terapias como Acupuntura, Shiatsu, Fitoterapia, entre outras terapias.
É possível ainda que o terapeuta indique ao cliente realizar uma dieta específica e alguns exercícios terapêuticos chineses, mais conhecido como Qi Gong (lê-se “Ti cún”).
CONCLUSÃO SOBRE O QUE É MTC
Para nós ocidentais, a abordagem sobre o que é Medicina Tradicional Chinesa pode parecer complicada, pois desde crianças criamos uma aversão a médicos e tratamentos devido a acharmos que precisamos destes, apenas quando estamos doentes.
Nossa missão com este blog é justamente mostrarmos como alguns conhecimentos segundo a visão oriental podem e devem fazer parte de nossa cultura para sempre preservarmos nosso principal patrimônio: nossa saúde!
3 Comentários em O QUE É MEDICINA TRADICIONAL CHINESA?