O QUE É TUI-NÁ?
Mais do que uma massagem, a Tui-ná procura estimular a própria capacidade de cura do organismo. Saiba o que é Tui-ná e como você pode se beneficiar desta técnica milenar.
Assim como a acupuntura e fitoterapia, a Tui-ná é uma das mais antigas técnicas de cura provenientes da China dos quais temos conhecimento.
Seus movimentos são mais vigorosos do que outras técnicas de massagem e seus benefícios vão muito além de relaxamento da musculatura tensa.
Se você nunca tinha ouvido falar sobre o que é Tui-ná, esta é uma oportunidade de descobrir mais esta alternativa na promoção da saúde.
O QUE É TUI-NÁ?
Tui significa “empurrar“, “deslizar” e Na significa “segurar com força“, “apreender“.
Tui-ná é um conjunto de técnicas manuais mais vigorosas onde o profissional além das mãos e dedos, utiliza os punhos, cotovelos, antebraços e joelhos nos canais de energia do corpo (meridianos) que também são praticados na acupuntura.
O objetivo da Tui-ná é alcançar efeitos de cura do próprio organismo estimulando os meridianos para que o corpo corrija eventuais desequilíbrios.
BENEFÍCIOS DA TUI-NÁ
A Tui-ná pode fornecer os seguintes benefícios:
- Restabelece o fluxo de sangue
- Regula as funções dos órgãos internos
- Promove o bem estar físico e psicológico
- Relaxa os músculos
- Regenera tecidos cicatrizados
- Regulação do sistema nervoso e endócrino
A Tui-na pode ser utilizado para o tratamento de algumas doenças, mas atua como uma poderosa ferramenta na prevenção.
CONTRAINDICAÇÃO DA TUI-NÁ
Mesmo com tantos benefícios, em algumas situações o uso da Tui-ná não é recomendado. Podemos citar as seguintes situações:
- Pessoas com problemas cardíacos
- Pessoas com problemas de pele
- Pessoas com problemas no sistema linfático
- Pessoas com osteoporose
- Mulheres grávidas
CONCLUSÃO
Infelizmente nos países ocidentais não temos a cultura de prevenção de doenças, e por ser uma técnica que causa certa dor, acaba não sendo muito difundida no Brasil.
A Tui-ná é uma excelente alternativa terapêutica para a promoção da sua saúde, bem estar e qualidade de vida.
Podemos concluir então, que ainda temos muito a aprender com os orientais, principalmente seu estilo de vida e métodos terapêuticos.
20 Comentários em O QUE É TUI-NÁ?