OS INCRÍVEIS EFEITOS FISIOLÓGICOS DA MASSAGEM

A massagem é capaz de promover efeitos fisiológicos benéficos para a saúde do corpo e da mente.

Apesar de ser tão antiga quanto o homem, a massagem só passou a ser desenvolvida como método terapêutico de cura e prevenção há 1800 AC pelos chineses.

Percebeu-se que, a fricção aplicada diretamente sobre o tecido mole do corpo atuava diretamente sobre a circulação sanguínea, a função metabólica e gânglios linfáticos, melhorando a saúde e aliviando a dor muscular e o estresse.

Observe agora como se desencadeiam os efeitos fisiológicos da massagem sobre o nosso corpo.

OS EFEITOS FISIOLÓGICOS DA MASSAGEM SOBRE A PELE

A pele melhora com as técnicas de massagem, pois as mesmas favorecem a circulação sanguínea, elevam a quantidade de nutrientes distribuída para as células, e fazem com que se torne hidratada, elástica e jovem.

Mulher recebendo massagem

Gosta muito de massagem? Então curta!

Já os poros da pele ganham permeabilidade, ou seja, aumentam a sua capacidade seletiva, que impede a infiltração de determinadas substâncias.

Os diversos tipos de massagens também facilitam a descamação das células mortas, reduzem a hipersensibilidade e podem melhorar as cicatrizes.

EFEITOS FISIOLÓGICOS DA MASSAGEM SOBRE A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

A massagem atua sobre as veias superficiais, artérias e capilares linfáticos como o ato de comprimir um tubo plástico com a finalidade de movimentar o seu conteúdo interno.

Esta atividade direta e localizada faz com que o sangue se movimente com maior facilidade pelo corpo, promove a distribuição de nutrientes, elimina a inflamação, e aumenta alguns componentes sanguíneos como as hemácias.

A boa circulação atua no aumento do metabolismo, oxigenação do cérebro, e manutenção dos músculos.

A MASSAGEM E OS GÂNGLIOS LINFÁTICOS

Os gânglios linfáticos atuam como filtros em nosso corpo. Eles impedem que ocorra uma invasão por micro-organismos aumentando a atração de linfócitos e macrófagos para impedir a sua passagem e disseminação.

Esta atividade costuma dar origem às ínguas, por isso dizemos que seu surgimento indica alguma inflamação. Mas para que os gânglios linfáticos funcionem perfeitamente é necessário que haja uma boa circulação sanguínea.

A massagem também atua sobre o sistema nervoso central. Ela promove um efeito sedativo através da pressão sobre os nervos sensitivos do corpo.

CONCLUSÃO

Como já citamos no artigo “Os benefícios da massagem“, a massagem além de proporcionar o relaxamento e sensação de bem estar, atua diretamente na fisiologia humana, que é o estudo sobre o funcionamento e equilíbrio do nosso corpo.

A massagem é totalmente indicada nos dias atuais, pois quanto nos sentimos estressados, nosso organismo libera um hormônio chamado cortisol e durante uma sessão de massagem, o cortisol sofre uma redução considerável.

Portanto, para uma vida mais feliz e saudável, receba massagem pelo menos 1x por semana!

VOCÊ CONHECIA OS EFEITOS FISIOLÓGICOS DA MASSAGEM? COMENTE!

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

21 Comentários em OS INCRÍVEIS EFEITOS FISIOLÓGICOS DA MASSAGEM

  1. MARIA AUXILIADORA disse:

    A MASSAGEM HOJE EM DIA É UMA BOA PEDIDA PARA NOSSO DIA A DIA ESTRESSANTE, SERVINDO PARA PROMOVER UM BEM ESTAR.

  2. Jaiane Brandao disse:

    O beneficio da massagem nao e apenas sensaçoes como muitos pensao, mas sim uma evoluçao. E mais mobilidade, saude mais amor por si proprio!! ^^

  3. sirley nossa disse:

    A massagem bem aplicada por um profissional terapeuta corporal. Proporciona benefícios pra quem recebe e quem aplica.

  4. valeria ap nicoleti disse:

    e para pessoa que teve derrame derrame celebral não movimenta o corpo seria aconselhável?

  5. gabriela disse:

    para saber que a fonte é segura precisa haver referencias

  6. Rosemeire Bonformagio disse:

    A massagem como terapia de bem estar associada a aplicacao em conjunto com um oleo essencial nobre traz beneficios q atinge não só todo a vitalidade do seu organismo como tambem nutre o seu sistema limbico de boas energias e harmonia.
    A natureza nos dá de tudo e é muito simples de senti-la, basta se permitir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *